Adotar a perspectiva da individuação significa descentralizar a análise do prcesso de socialização para colocal em foco os grandes mecanismos históricos e econômicos que contribuem para a configuração dos processos educacionais da forma como eles se apresentam na contemporaneidade.
Para tanto, foram realizadas leituras de diversos autores brasileiros cujos estudos se voltam para a compreensão das peculiaridades do processo de modernização do referido país, e aqueles que abordaram a sociologia da educação a partir da década de 30. Em seguida, buscou-se tensionar as teorias a partir das discussões de Danilo Martuccelli levando em consideração, principalmente, o conceito de individuação.
Através desse trabalho foi possível perceber como a educação contribuiu, em cada época, de diferentes maneiras, para a produção dos indivíduos em cada época e local, além da compreender as mediações existentes entre as desigualdades sociais e escolares, tais como, no passado, a posição social e, na contemporaneidade, o capital econômico.